Jéssica Andrade é jornalista, natural de Brasília-DF. A inspiração para sonhar vem das curvas Do Arquiteto, enquanto transita entre os mais importantes prédios do país. Sempre quis contribuir de forma relevante pela sociedade. Baseou sua formação no jornalismo político, a fim de informar, denunciar e despertar as pessoas sobre os acontecimentos no centro do poder. No entanto, a paixão pela gastronomia mudou os rumos de sua carreira.

O gosto pela boa mesa estampou as redes sociais de Jéssica com pratos e indicações de restaurantes. Os amigos foram os primeiros a notar que, talvez, a política não fosse sua grande paixão. “Meus amigos, então, começaram a me alertar sobre a linha tênue entre o que eu queria fazer - escrever sobre política - e o que eu gostava de fazer - escrever sobre gastronomia - e o quanto eu estava perdendo energia nessa “briga” interna”, explica a jovem.


Atualmente, é repórter no jornal Aqui-DF, que pertence ao Diários Associados. “O Aqui-DF tem perfil popular. Assim, me sinto próxima do público, de pessoas comuns, e de uma sociedade repleta de histórias interessantes. Além disso, foi no quadro ‘Água na Boca’ que aprendi a escrever sobre comida e me apaixonei  por contar histórias ‘escondidas’ por trás dos dolmãs dos chefs”, destaca.

Aos poucos, as literaturas na cabeceira da cama foram substituídas. Jéssica passou a estudar sobre a estrutura dos alimentos, ingredientes e origem de cada receita clássica. “Eu sabia que também poderia impactar a sociedade escrevendo sobre gastronomia. Comer é mais do que nutrir o corpo. É um ato social, que une pessoas, países e culturas, de forma leve e prazerosa”.


Assim nasceu o blog Pauta Gastronômica, uma mistura de jornalismo e gastronomia, com o objetivo de preservar o prazer em cozinhar e resgatar a relação das pessoas com os ingredientes, a natureza e umas com as outras. Somado a isso, uma simpática mistura de caderno de receitas, livro de histórias e recomendações de comidas que confortam a alma.


A jornalista divide o portal e a vida com o chef Bruno Barboza, responsável pela ciência, teoria e por todo o conhecimento técnico do blog. Natural de Goiânia-GO, Bruno também cresceu em Brasília. “Desde pequeno eu já adorava ir ao supermercado, escolher os melhores ingredientes e, claro, comer bem”. Assim que terminou o ensino médio, porém, a primeira escolha profissional foi odontologia. Em tempo, notou que era mais hábil com facas e fuês e desistiu dos bisturis para estudar Gastronomia na Faculdade Camburi, em Goiânia-GO.


Bruno se formou como Chef Internacional na faculdade Senac, em Água de São Pedro -SP, um dos centros gastronômicos mais renomados do país. “Eu queria mais. Queria me aprofundar e aprender com os melhores do mundo”. Entre 2011 e 2014, Bruno morou em San Sebastián, cidade do País Basco espanhol, onde se especializou em cozinha à vácuo pela Taller de Cocina Tony Botela. Ainda na Europa, estudou Gestão e Inovação em Restaurantes na Basque Culinary Center.


Atualmente, o chef também ministra cursos de cozinha à vácuo, introdução à cozinha, massas frescas, entre outros. Além disso, presta consultorias a empreendedores do ramo gastronômico. Assina cardápios de estabelecimentos de sucesso. É chef de cozinha em uma empresa brasiliense referência em casamentos e eventos corporativos.

Deixe um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.