28 de out. de 2020

Alho negro: o que é, para que serve e como usar



Comum na culinária asiática, o alho negro é um vegetal obtido a partir do alho comum, fresco, que usamos para cozinhar. Após ser submetido a um processo de fermentação sob uma temperatura e umidade controladas, garante a cor característica e tem suas propriedades melhoradas. Esse processo modifica ainda a sua consistência, sabor e composição.

O alho negro possui um sabor mais doce, textura elástica e cheiro mais suave. É conhecido como um poderoso antioxidante e, por isso, pode ser considerado um alimento funcional, já que proporciona diversos benefícios para a saúde.

A origem oficial é incerta. Segundo Camila Peres Venis, sócia fundadora da Doce Alho, empresa que fabrica o produto em Brasília- DF, há uma divergência entre as fontes, que acreditam que a origem do alho negro seja coreana ou japonesa.

Segundo Camila, levantamentos históricos relatam que o alho negro era produzido em potes de barro, enterrados no solo por longos períodos, até chegar no ponto certo de maturação. “Hoje o processo de produção ficou mais sofisticado, no qual foi desenvolvido um modelo mais industrial por meio de estufas de maturação específicas”, explica a empresária.


O processo de fermentação do alho começa com a escolha dos melhores bulbos. Em seguida, eles são submetemos a temperatura e umidade controladas, dentro de uma estufa, sem adição de produtos químicos. “O processo dura cerca de 40-60 dias para chegar ao ponto ideal” afirma Venis.

Camila garante que o bem que o alho negro faz à saúde é potencializado, uma vez que o processo pelo qual é submetido, potencializa as propriedades físico-químicas do produto, se comparada com a versão fresca.

 

Benefícios do alho negro

1. Previne o envelhecimento precoce e diabetes  pois contém compostos antioxidantes que são obtidos no processo de fermentação do alho fresco e que, no organismo, ajudam a neutralizar os danos celulares causados pelos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e melhorando doenças, como a diabetes - também contribui para ajudar a regular os níveis de insulina e de açúcar no sangue

2. Ajuda a prevenir e tratar o câncer  já que aumenta a morte das células tumorais e inibe o seu crescimento e invasão, diminuindo o tamanho do tumor e evitando a metástase em diferentes tipos de câncer.

3. Ajuda a emagrecer e controlar o colesterol quando combinado com exercício físico, pois aumenta o metabolismo e a redução das células que contêm gordura na região abdominal.  Ajuda ainda a controlar o apetite.

Além disso, reduz também os triglicerídeos e o mau colesterol no sangue (LDL), e aumenta o colesterol bom (HDL). Ajuda a prevenir a aterosclerose e as doenças cardiovasculares.

4. É anti-inflamatório  ajudando a combater doenças e a septicemia, já que estimula as células de defesa do organismo, além de reduzir a produção de células pró-inflamatórias.

5. Melhora a memória já que protege o sistema nervoso, melhorando os processos cognitivos e evitando a neuro inflamação e a neuro toxicidade, o que previne doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

6. Protege o fígado pois o órgão é vulnerável ao uso de medicamentos, produtos químicos, álcool, infecções e suplementos. Além disso, também melhora doenças do fígado, como fígado gordo, favorecendo a redução da gordura acumulada neste órgão.


Como usar o alho negro

Apesar da fama por suas propriedades medicinais, o alho negro também é popular por conferir um sabor muito agradável à comida e, inclusive, a drinks.  Pode ser usado no preparo de molhos, misturando ao molho de soja ou azeite, no tempero de alimentos como carnes, saladas ou massas,
nas mais diversas receitas de sopas, cremes ou caldos ou, ainda, usando pedacinhos para fazer pão de alho.

Alho negro em Brasília

A Doce Alho é uma jovem empresa que produz o alho negro na capital federal, criada por amantes da boa gastronomia e agrônomos por vocação. O produto foi desenvolvido após 5 anos dedicados ao estudo do processo de maturação do alho para produzir um alimento natural, versátil, gostoso e saudável. O agrônomo responsável possui formação pela UNB, desenvolve o produto há mais de cinco anos e agora, em 2020, lançou a Doce Alho.


Serviço
Doce Alho
Site: www.alhodoce.com.br
Instagram: @alhodoce

• Posts Relacionados •

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PAUTA GASTRONÔMICA
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL