20 de mai. de 2020

Soda Italiana: aprenda a fazer o refrigerante artesanal em casa



Yuri Moreira, sócio da Nerd's Burger. Foto: Jessica Andrade/Pauta Gastronômica





Cansados dos mesmos refrigerantes sempre? aprenda esse passo a passo e brinque com sabores e texturas para criar sua própria bebida gaseificada


Quando falamos em refrigerante artesanal, na verdade, estamos nos referindo a Soda Italiana. A diferença entre eles é que o refrigerante é composto basicamente de açúcares, carboidratos e sódio, enquanto a soda leva o açúcar puro, direto da cana e sais minerais. Além disso, na segunda opção, é possível substituir os xaropes por suco de frutas. Assim, você agrega valor nutricional e texturas.  

Os refrigerantes comuns são considerados bebidas de calorias vazias, ou seja, não tem valor nutricional. Eles são famosos 'ladrões' de cálcio do organismo, favorecendo doenças como a osteoporose. Os ‘refris’ também estão associados a diabetes, devido a alta quantidade de açúcar, derrames cerebrais, ataques cardíacos e doenças degenerativas do sistema nervoso. Tudo o que não queremos para nós nem para nossos filhos.

Alguns estudos dizem que a água com gás não substitui o consumo da água normal, se o objetivo é hidratar o corpo. Há estudos que mostram o contrário. Independentemente disso, estamos falando aqui de bebidas refrescantes, não é mesmo? E as sodas italianas são excelentes aliadas de quem deseja substituir o refrigerante.

Outra vantagem da bebida gaseificada feita artesanalmente é que ela leva xaropes na receita, que são são feitos com açúcar puro, ou seja, extraídos diretamente da cana e são excelentes fontes de energia.

A receita de hoje é a Soda Yoshi sabor mirtilos, servida no Nerd’s Burger’s, no Gama-DF. Se esse nome te fez lembrar um jogo clássico de vídeo game da década de 1990, você está certíssimo. A hamburgueria, inaugurada em novembro de 2017, é toda inspirada em super heróis, games, animes e histórias em quadrinhos. Os garçons se vestem a caráter e os sanduíches também são inspirados nos personagens mais queridos do mundo geek.

A casa foi idealizada pelos amigos Yuri Moreira, 27 anos, Philipe Lira, 28 anos, e Ciro Alves, 27. “Quando pensamos em abrir uma hamburgueria, queríamos um tema diferente das tradicionais. A aceitação foi muito boa. Temos clientes de todas as Regiões administrativas e de todas as faixas etárias”, destaca o proprietário, Turi Moreira. As Sodas foram criadas pelo consultor gastronômico Ricardo Maia. O chef também é responsável por alguns dos hambúrgueres temáticos que fazem sucesso no restaurante pelas cores dos pães e ingredientes inspirados em personagens.  

As receitas podem ser produzidas com suco de frutas concentrados, No entanto, o nerd’s burger indica um xarope específico para manter a qualidade da casa. “Recomendamos o xarope monin por ser muito concentrado e leal ao sabor”,  afirma o gerente, Philipe Lira. O passo a passo é tão fácil que até as crianças podem fazer e se divertir.

INGREDIENTES
-  20 ml de xarope monin sabor limão;
- 50 ml de xarope monin sabor mirtilo;
- 150 ml de água com gás;
- 2 fatias de limão;
- gelo abundante;

MODO DE PREPARO

Observação: sirva imediatamente após o preparo.

PASSO 1: Em um copo transparente, coloque o xarope sabor limão;



PASSO 2: Adicione o xarope monin sabor mirtilo;




PASSO 3: Adicione a água com gás devagar. Mexa levemente para incorporar todos os sabores.



PASSO 4: Adicione bastante gelo. A bebida precisa ser servida muito gelada para manter o frescor.



PASSO 5: Adicione, cuidadosamente, as fatias de limão com a casca. Além de decorar, ela aumenta o valor nutricional e confere sabor.

• Posts Relacionados •

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PAUTA GASTRONÔMICA
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL