3 de mai. de 2020

5 dicas para fazer as frutas durarem mais

5 dicas para fazerem as frutas durarem mais - Pauta GAstronômica
Na quinta dica a Chef Zahíra Espínola ensina receita para lá de gostosa para evitar desperdício

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 1/3 de toda a produção de alimentos mundial vai parar no lixo. É preciso saber conservar frutas e outros alimentos para evitar o desperdício, que ocorre principalmente durante o preparo, o consumo e na forma de armazenamento. 

Quem nunca abriu a gaveta em busca de uma fruta que comprou há alguns dias e encontrou ela em condições de ir direto para o lixo ou a composteira? Por isso, o blog Pauta Gastronômica preparou uma lista de 5 dicas simpes de como conservar as frutas e ajudar a diminuir o desperdício. A última, confesso, é a mais gostosa. 



1 - Guarde separadamente 

Algumas frutas, como banana e abacate, por exemplo, produzem um gás chamado etileno. Ele tem a responsabilidade de favorecer o amadurecimento. Portanto, se você armazená-las com outras frutas maduras, vai acelerar esse processo e a consequência serão frutas podres antes do tempo. Além disso, guardar legumes e frutas separadamente pode evitar contaminações cruzadas ou mudança na textura e no sabor. 



2 - Não guarde tudo na geladeira

Ao contrário do que se acredita, a geladeira não prolonga a duração de todos os alimentos. Algumas frutas como maçã, pera, melão, banana e outras, tem suas propriedades melhor conservadas em temperatura ambiente. No entanto, evite locais úmidos, A umidade pode encorajar o crescimento de fungos e bacterias. Por este motivo, também evite ficar limpando as frutas até que estejam prontas para serem consumidas. 



3- Congele 
Consumir a fruta in natura é sempre a melhor opção. Porém, se você obseervar que ela está alternativa. Corte em pedaços ou faça polpas e use em sucos e vitaminas. Frutas vermelhas como como cereja, morango, framboesa e mirtilo podem ir diretamente para o freezer e descongelados posteriormente sem perda dos nutrientes. As peras não devem ser congeladas, pois perdem a textura e o sabor. Neste caso, utilize a dica número 5.


4 - Pingue algumas gotas de limão
Se você não come uma fruta inteira e tem o hábito de guardar cortes delas na geladeira, pingue algumas gotas de limão antes de armazena-las. O limão é um eficiente conservante de alimentos - principalmente os de polpa clara - e tende a evitar que as frutas escureçam. Essa dica também vale para o abacate. Neste caso, aproveite para juntar mais alguns ingredientes e fazer um guacamole (confira a receita e o passo a passo aqui). 



5- Faça compotas

Os doces feitos pelas avós tem um objetivo a mais além de adoçar a vida dos netos. O açúcar é um importante ingrediente usado para conservar e prolongar a durabilidade de alguns alimentos. Além de evitar o desperdício, os doces e as compotas são uma alternativa para aumentar o consumo de frutas no dia a dia.

Para acompanhar torradas no café da manhã ou da tarde, incrementar sobremesas ou dar um toque agridoce ao iogurte natural, as compotas de frutas são irresistíveis e fáceis de fazer. Esses doces oferecem um leque ainda maior de oportunidades para o uso na cozinha e diversidade na manufatura dos alimentos. Já pensou fazer uma compota com frutas da sua própria horta e, melhor, ganhar dinheiro com isso?

A chef confeiteira Zahíra Espínola ensina o passo a passo para fazer a compota perfeita. Segundo ela frutas ricas em fibra, como o figo, frutas vermelhas, maçã, pêra e laranja são as melhores para fazer o preparo. “Gosto muito das frutas vermelhas por causa da acidez. Mas se fizer apenas com morangos já fica maravilhoso”, garante Espínola.

Confira a receita:



INGREDIENTES

500 g frutas vermelhas (morango mirtilo e amora);
200g de açúcar;
3g de ácido cítrico (ou ¼ de limão);


MODO DE PREPARO

PASSO 1 : separar e higienizar os ingredientes;

PASSO 2 : ainda com o fogo desligado, despeje as frutas e o açúcar na panela;

PASSO 3: mexa devagar até que a água do morango comece a soltar da fruta e até que o açúcar derreta;

PASSO 4: deixe cozinhar por 30 minutos, aproximadamente, mexendo de vez em quando para não queimar ou grudar. Quando a calda soltar do fundo da panela, desligue o fogo;

PASSO 5: em seguida, adicione o ácido cítrico ou ¼ de limão. Coloque em uma vasilha de plástico e leve ao refrigerador até esfriar.


SERVIÇO

(61) 983504862





• Posts Relacionados •

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PAUTA GASTRONÔMICA
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL