30 de abr. de 2020

Dadinho de Tapioca: aprenda a fazer o petisco em casa




Pauta Gastronômoca: Aprenda a fazer dadinho de tapioca em casa ( foto: Park Burger - Divulgação)


Fique em casa: surpreenda seus familiares com um gostoso, e sem mistério, petisco sertanejo

Frito ou assado, o dadinho de tapioca é um sucesso e já conquistou fãs por todo o país. A boa notícia é que é super de fazer. Você pode preparar o petisco em casa para acompanhar as lives durante a quarentena.

O aperitivo, digno de pedir bis, é uma aposta do cardápio da Park Burguer, que está entre as três melhores hamburguerias de Brasília. “Dentre os petiscos, o dadinho de tapioca tem sido um dos mais vendidos. É incrível ver a expressão no rosto dos clientes quando experimentam pela primeira vez. É tão simples, mas tem uma intensidade de sabor e uma crocancia que causa uma sensação gostosa na boca”, afirma o proprietário da casa, Gabriel Hibraim.

A receta original do Dadinho é do renomado chef Rodrigo Oliveira, dos restaurantes Mocotó e Balaio, localizados em São Paulo. Rodrigo constrói pratos para seus restaurantes a partir de referências sertanejas. Ele passou parte da sua infância em Mulungu, interior de Pernambuco, onde se inspira para criar os cardápios dos restaurantes.

A matéria prima da receita é a tapioca, um dos ingredientes mais consumidos no sertão e também um dos mais versáteis. Os dadinhos fizeram tanto sucesso que se espalharam Brasil a fora e é considerado, atualmente, um prato típico brasileiro.

Quem ensinou o passo a passo para fazer o petisco foi a cozinheira da Park Burguer, Valdeniza Marinho, de 28 anos, que também é nordestina e mora em Brasília há sete meses. “Um amigo disse certa vez que, on­de a terra é mais seca, as raízes são mais profundas e acho que a gente nunca vai encontrar um sertanejo que não seja ligado à sua terra, às suas origens. Então, quando a gente cozinha, por mais tradicional que pareça, para nós, é uma forma de reafirmar de onde viemos”, aponta Valdeniza.


Ingredientes
  • 400 ml de leite;
  • 200 g de tapioca grossa;
  • 300g de queijo ralado;
  • ½ colher de sal;
  • geléia de pimenta ou melaço para acompanhar.

Modo de preparo

PASSO 1: Em uma panela, ferva o leite e reserve.

PASSO 2: coloque a tapioca e o queijo ralado em um recipiente grande e misture. Em seguida, vá adicionando o leite fervido aos poucos, misturando bem até formar uma massa homogênea.

PASSO 3: Em seguida, despeje a massa sobre uma assadeira forrada com plástico-filme. Leve a assadeira à geladeira por aproximadamente 1 hora ou até a massa ficar bem firme.

PASSO 4: Retire da geladeira e corte a massa em cubinhos.

PASSO 5: Coloque os cubinhos e leve à fritadeira. Se preferir assar, distribua sobre outra assadeira forrada com papel-manteiga, de forma que fiquem separados uns dos outros. Leve ao forno a 180º C por cerca de 30 minutos ou até dourar.


Serviço
Park Burger - 
Aberta todos os dias, das 11h às 23h
Vargem Bonita: Qd. 01, lote 05, loja 06.
Samambaia: Qi 416, conjunto 02, lote 01, loja 01
Instagram: @parkburguerpw
• Posts Relacionados •

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PAUTA GASTRONÔMICA
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL