Chef Raquel Amaral ensina receita especial para o dia da mulher




Oito de Março é conhecido como o Dia Internacional da Mulher. Aqui no blog Pauta Gastronômica, todo dia é dia de comemorar a força e a dedicação feminina. Mesmo assim, a Chef Raquel Amaral preparou uma receita especial para celebrar esse dia. É uma entrada fácil, moderna e elegante  - a gelatina Três Verdes.

O prato é uma gelatina salgada com camarões grelhados. É leve e deve ser o primeiro a ser servido em uma refeição. É decorado com flores e ervas, o que o torna delicado, belo e feminino. Mas é potente no sabor, como são as mulheres na vida. A cada bocado, temperos diferentes ilustram que uma mesma mulher tem inúmeras variações. Os ingredientes ácidos representam o brilho e a força que só elas tem. “Esse prato exala feminilidade. É a cara das mulheres. É a minha cara”, aponta a chef.

Para Amaral, a data é uma oportunidade de dar voz às mulheres. “As cozinhas profissionais ainda são dominadas pelos homens. As mulheres ficam com as atividades doméstica. Uma nítida demonstração do machismo enraizado na nossa cultura”, afirma a profissional, que já sofreu preconceito e insubordinação de homens em ambientes de trabalho pelo fato de ser mulher. “Temos que nos impor”, atesta.

Raquel Amaral nasceu em Fortaleza-CE. Passou parte da sua infância e adolescência no Sudeste e no Sul. Morou ainda em Portugal por um ano. Tem o céu azul da capital federal como lar há duas décadas. Antes de se render à gastronomia, trabalhou por nove anos como web designer. “Sou muito agitada. Trabalhar em um escritório era uma tortura para mim”, desabafa.

Sua irmã mais nova foi quem a convenceu de fazer o que gostava: cozinhar. Raquel conta que não enxergava a cozinha como profissão, mas foi o que a fez feliz. “Minha irmã me mostrou que o ditado ‘trabalhe com o que gosta e nunca terás que trabalhar’ realmente é real”.

Autodidata, a paixão pela comida levou a chef às telas do programa The Taste Brasil - 2017, no canal GNT. Ela também teve a oportunidade trabalhar no Maní, restaurante da premiada chef Helena Rizzo.

Atualmente Raquel Amaral trabalha como Personal Chef e presta consultoria em estabelecimentos na cidade. Além dos mais variados eventos. “Sou muito criativa, não gosto de rotina. Não me imagino fazendo a mesma coisa sempre. Ser personal Chef me dá liberdade para ousar a cada dia”, garante.

INGREDIENTES
  • 1 pct. de gelatina incolor;
  • 1 limão;
  • 1 maçã verde;
  • 1 tomate verde;
  • 50ml de água;
  • 3 camarões;
  • azeite;
  • sal à gosto;
  • flores comestíveis para decorar;
  • ervas para temperar (manjericão, hortelã, folha nova de limoeiro, cebolinha, coentro, folha de capuchinha, tomilho)
  • pimenta à gosto;
  • phisalis picadas;
  • estrelinhas de carambola;
  • azeite de manjericão.


MODO DE PREPARO


1 - Bata o suco do limão, a maçã verde e o tomate verde no liquidificador; 

2 - Cubra uma vasilha com um pano de prato e derrame o conteúdo do liquidificador sobre o pano, formando um coador;

3 - Esprema para extrair o líquido;


4 - Despeje a gelatina em pó em um recipiente de vidro. Adicione água para hidratar e leve ao microondas por 15 segundos. Junte ao líquido coado.




5 - Divida a porção em dois ou três pratos fundos e leve a geladeira até obter consistência de gelatina;



6 - Derrame um fio de azeite e uma pitada de sal sobre a frigideira e aqueça. Grelhe os camarões. Observe o ponto do camarão para não ficar borrachudo.

7 - Agora é hora de montar o prato. Posicione os Camarões no meio e distribua as ervas, temperos, frutas e as flores ao redor, pingue gotas de azeite de manjericão.  

8 - Finalize com um fio de azeite;




Deixe um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.